O que é Business Intelligence? 

Business Intelligence (BI), ou Inteligência Empresarial, é um conjunto de processos, tecnologias e ferramentas que ajudam as empresas a transformar dados brutos em informações significativas e úteis para a tomada de decisões mais assertivas.

Esses dados podem ser coletados em diferentes áreas da empresa, e podem ser sobre consumidores, tendências do mercado, investimentos, marketing, comercial, experiência do cliente, dentre outros.

As soluções de BI envolvem a coleta, armazenamento, análise e visualização de dados empresariais de diversas fontes, como sistemas transacionais, bancos de dados, aplicativos empresariais, redes sociais, entre outros.

O principal objetivo do BI é reagir a situações que se apresentam, tornando a tomada de decisão mais estratégica a partir da análise do que aconteceu, desempenhando um papel fundamental na transformação de dados em insights acionáveis.

A inteligência é capaz de capacitar as organizações a otimizar processos, identificar oportunidades de crescimento, entender melhor seus clientes e concorrentes, além de melhorar a vantagem competitiva perante o mercado.

As ferramentas de BI oferecem recursos como relatórios, dashboards interativos com visualização de dados, análise preditiva, mineração de dados e análise descritiva ou estatística, apresentando dados atuais e históricos no contexto dos negócios.

Enquanto o Business Analytics busca compreender “o que vai acontecer?”, o Business Intelligence responde a perguntas como “o que aconteceu?” e “o que provocou isso.

Esse processo, aliás, não é um processo linear, visto que responder a alguma questão provavelmente não cessará todas as dúvidas de uma instituição ativa. Assim, está mais para um ciclo, onde o processo começa com uma análise que leva a descobertas que muito provavelmente necessitarão de novas explorações.

Em suma, o objetivo do BI é tornar ágil a tomada de decisão, proporcionando uma empresa obter melhores resultados em qualquer área. As ferramentas desta tecnologia transformam a complexidade dos dados, que muitas vezes, sozinhos, não nos dizem nada. O BI aprofunda esses dados, nos mostra informações valiosas geradas com rapidez, além de servir de guia para os times na construção de um futuro cada vez mais eficiente na instituição.