Google Ads x Meta Ads: Qual a melhor opção?

Duas das maiores e mais bem-sucedidas plataformas de publicidade digital do mundo têm vantagens e desvantagens que você precisa conhecer antes de decidir para onde vai seu investimento em marketing. 

O que é e como funciona o Google Ads: 

O Google Ads é a plataforma de publicidade que o Google desenvolveu. Permite aos anunciantes exibir anúncios para usuários que pesquisem palavras-chave e termos específicos relacionados a seus produtos ou serviços. 

Mas você sabia que o sistema dessa tecnologia é um modelo de pagamento por clique (PPC)? Ou seja, os anunciantes só pagam quando o público atingido clica em seu anúncio. O Google Ads tem um sistema baseado em leilão, onde os anunciantes fazem lances para palavras-chave específicas, e o posicionamento do anúncio é baseado no valor do lance e no índice de qualidade.

Tem um alcance bastante amplo, sendo visitado  por mais de 246 milhões de internautas por mês. Além disso, trata-se de uma plataforma de alta intenção, ou seja, os usuários que clicam no Google Ads estão ativamente procurando por um produto ou serviço, o que aumenta a probabilidade de conversão.

Por que anunciar no Meta?

Meta Ads são anúncios que aparecem no Facebook e Instagram. Eles permitem que os anunciantes atinjam públicos bem específicos com base em dados demográficos, interesses e comportamentos. Mas essa não é uma singularidade, pois o Google Ads também permite essa funcionalidade.

Nos anúncios do Meta, há a possibilidade de inclusão de anúncios em vídeo, anúncios gráficos, carrosséis, dentre outros formatos. Neles, os anunciantes exibem suas peças nos feeds e stories das redes sociais. 

Já o preço desta plataforma é baseado em um modelo de custo por clique (CPC), onde os anunciantes pagam por cada clique em seu anúncio. Permite ainda o retargeting, onde os anunciantes podem exibir anúncios para usuários que interagiram com suas páginas no passado.

Um detalhe importante: os Meta Ads tendem a ser mais baratos que o Google Ads. Além disso, possibilitam uma alta taxa de conversão, pois são exibidos para usuários que já estão engajados na mídia social em questão.

Qual escolher? 

É preciso levar em consideração as especificidades de cada uma das plataformas, e tem em mente também a estratégia muito bem delimitada, incluindo seu público-alvo, seu budget e outras métricas.

Em suma, estar bem posicionado em qualquer uma das duas traz vantagens para seu negócio, sendo o Google Ads a alternativa definitiva para empresas que buscam atingir usuários que procuram ativamente seu produto ou serviço e têm um orçamento de marketing maior. 

O Meta Ads, por sua vez, acaba sendo uma excelente opção para empresas que estejam buscando atingir um público amplo, interagir com seus seguidores (bem como conseguir novos) e têm um orçamento de marketing limitado.

Conheça melhor os melhores lados das ferramentas, e saiba bem onde sua estratégia deve levar seu negócio. Assim, você saberá escolher corretamente em qual das duas anunciar, ou até mesmo se optará por uma combinação de ambas – o que é super possível. 

E mais uma dica: a Digital College te ajuda a entender essas ferramentas na prática, entendendo-as e sabendo lidar com elas do começo ao fim de sua estratégia de marketing. Não perca tempo. Vem ser Digital, vem ser college!