Empresas têm adotado soluções em Data Analytics e você precisa entender isso

Cerca de 93% das empresas brasileiras reconhecem que o uso de dados é um recurso importante para a execução de seus processos, e 97% delas tomam decisões com base nessa estratégia. É o que mostra um estudo realizado pelo Grupo Toccato.

O Data Analytics é justamente esse processo baseado em analisar dados, obtidos de forma algorítmica ou mecânica, que auxiliem a empresa a tomar decisões mais assertivas. Não analisa “o que provocou isso” (papel do Business Intelligence), e sim “o que pode vir a acontecer”. Entenda melhor sobre esse conceito, sua importância no ambiente corporativo, e porque você deve virar um expert nesse assunto. 

A execução dessa atividade se baseia em uso de ferramentas inteligentes de busca, armazenamento e processamento de dados.

Entre as principais atividades que fazem parte desse processo, estão:

Extração de dados;

Criação de categorização, relações ou conexões entre as informações;

Produção de insights a partir dos dados gerados. 

Data Analytics, Data Science e Big Data: tem diferença? 

Os três termos são bem parecidos, e por isso, podem causar certa confusão. Mas eles se diferem, sobretudo em objetivos e metodologias diferentes, ainda que complementares.

Big Data significa “grandes dados”, e está relacionado a uma quantidade enorme de dados gerada por uma organização em alta velocidade e grande variedade. Sendo assim, é impossível processar essa quantidade de dados ou processadores tradicionais, sendo necessário um analista de Big Data e/ou uma ferramenta avançada para a organização deles.  

A partir daí, o Data Science estuda esses dados, e deles, extrai análises e teorias, apontando para onde eles devem ser processados.

Já o Data Analytics é a técnica que reúne os estudos originários do Big Data e do Data Science, transformando-os em informações mais fáceis de serem compreendidas por quem toma decisões estratégicas nas instituições. 

O DA gera gráficos e tabelas, para, assim, gerar novos insights. Essa interpretação permite a transmissão dos dados recebidos em conteúdo de valor para que possa ser analisado por todos da corporação, podendo ser criadas estratégias a partir dessas informações.

Com a análise pronta, então, é possível fazer uma previsão do que pode acontecer, como comportamentos de clientes, importantes eventos futuros, e possíveis efeitos de uma decisão.

Em resumo, partindo do micro para o macro em, o Data Analytics é um fator decisivo para ajudar qualquer empresa a superar desafios e a alavancar seus resultados. Quer entender melhor? A Digital College te ajuda a dominar essa estratégia, te preparando pro mercado, com profissionais de excelência, aulas presenciais e 100% práticas. Tá esperando o que? Vem ser digital! Vem ser college!